Detalhes do Grupo Particular

Global Moderators

Forum wide moderators

  • TDD e BDD juntos…Why?

    postado em Geral
  • Mas o retorno está vindo como double? ele pode vir como “string” e na comparação pode dar esse erro…Tem como passar o trecho que retorna no json?

    postado em Geral
  • A sintaxe que quer utilizar ela pode ser feita até em pedaço de papel para enrolar o pão. Eu só aconselho a ver se traz ganho do jeito que for descrever. Já vi gente não utilizando e indo para mapas mentais ou similar exatamente por não ver ganho no modo como se descreve.
    Outro ponto importante: Para relatar bugs ou derivados, toda informação que puder passar tem mais valor do que como vai descrever o problema (pelo menos acho assim). Então por mais que tenha um sintaxe, não esqueça de continuar trazendo evidencias para complementar a descrição…

    postado em Geral
  • Tenha um set de “asserções e validações” no pipeline para “garantir o deploy” …O pesado depois se roda e analisa… 🤙🏻

    postado em Geral
  • A dúvida que bateu agora foi: Quao alto vai ser se rodar tudo junto no pipeline?
    Pois se o “consideravel” não é tãooooo ruim assim, ter no pipeline ajuda a ter visibilidade dos builds que contem modificações que quebraram o ambiente.
    Também vale analisar o quanto tu tá executando a cada deploy…talvez garantir minimamente o estado da aplicação , fazer o deploy e depois rodar o restante dos testes pode ser uma estratégia.
    O que poderia fazer, na pior das hipoteses, é rodar os testes depois do deploy ter ocorrido e analisar.

    postado em Geral
  • postado em Geral
  • Mas para que um “linter” para selenium? é um framework/lib/api/whatever …Tá parecendo mais que precisa de um quality gate para entender como está passando o que precisa…

    postado em Geral
  • Já chegou abrir o app pelo appium-desktop app e validar se essa query que usou está certa? só por que está usando esse selector não quer dizer que ele esteja retornando uma lista…ou achando o elemento. Ele pode estar mais encadeado do que imagina…(na verdade tu tem um listView, com varios “relativeLayout”…Essa query, do jeito que está não vai retornar nada mesmo…Por isso comentei, melhor usar query selectors, mas tambem validar se a query que for usar retorna algo…

    postado em Geral
  • Então…
    1 - Qual é o melhor momento para escrever esses cenários? (Aqui estamos escrevendo antes de realizar o teste)

    Em processo de desenvolvimento. Esperar a funcionalidade estar “pronta” para pensar nisso é insano. Pelo que descreveu, está fazendo no tempo em que a maioria faz.

    2 - Onde vocês trabalham, todos os membros do time também são responsáveis por escrever os cenários? Ou apenas o analista de teste é que escreve?

    Então, isso é o que metodologias ágeis gostam de pregar, mas em alguns locais isso não acontece. Normalmente é o Tester (ou QA, ou Analista…wthaever…). Mas se o PO ou alguém de negócio puder ajudar, já é de grande valia.

    3 - Quais são as ferramentas que vocês utilizam ou recomendam? (Vejo falar muito do Testlink, mas ainda tenho algumas dúvidas em relação a essa ferramenta)

    Testlink envolve um caso de teste mais “tradicional”…Fora ter que instalar ele, “levantar” e cuidar a funcionalidade dele. Existem plugins para o jira para tal função (maioria paga, claro)…mas se estão usando jira, pode ser um caminho.

    4 - Vocês utilizam alguma boa prática na hora de escrever esses cenários ou utilizam algum processo para agilizar essa escrita?

    O pessoal fala muito de usar BDD…Existe tambem ATDD…Na verdade voce poderia pesquisar mais sobre os “DD” da vida e avaliar qual melhor se encaixa para o contexto qeu trabalha atualmente.

    Sou iniciante na área de testes, trabalho a apenas 10 meses na área e estou buscando evoluções constantes. : Antes de ficar procurando evolução constante, lembre-se de solidificar a base atual…🤘🏻

    postado em Geral
  • @viviane-ferreira-dos-santos é por isso que passei os links para visualizar. Talvez tu precise pesquisar por query do driver nativo. O Appium suporta isso e a velocidade disso é 10 x maior que um xpath…

    postado em Geral